• Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Politicas de Cookies e Privacidade
  • Termos de Uso
terça-feira, outubro 7, 2025
  • Conecte-se
Good News
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Categorias
    • Política
    • Economia
    • Ciência e Tecnologia
    • Esporte
    • Cultura
    • Educação
    • Saúde
    • Meio Ambiente
    • Turismo e Viagem
  • Mundo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Good News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Categorias Economia

Pulse e Kardian disputam espaço entre os SUVs de entrada – 10/03/2025 – Mercado

por Good News
março 11, 2025
em Economia
0
Pulse e Kardian disputam espaço entre os SUVs de entrada – 10/03/2025 – Mercado
491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

A chegada do Volkswagen Tera vai consolidar um novo nicho no mercado nacional, formado por SUVs ainda mais compactos e de menor preço. É um segmento já habitado por Fiat Pulse e Renault Kardian, que passaram pelo teste Folha Mauá em suas versões mais simples.

A escolha por essas opções de entrada se deve ao posicionamento de mercado do futuro concorrente, que já está sendo produzido na cidade de Taubaté (interior de São Paulo).

A VW espera fazer de seu novo modelo um sucesso de vendas digno das histórias de Gol e Fusca, que são os modelos mais vendidos da história da empresa no Brasil. Contudo, os números mostram que o público não tem sido muito receptivo aos utilitários esportivos tamanho PP.

Essa onda começou com a pioneira Palio Weekend Adventure. A perua de suspensão elevada, pneus de uso misto e adereços off-road chegou ao mercado em 1999 e foi sucesso imediato, fazendo as montadoras entenderem que havia uma terra a ser explorada. O Pulse carrega esse DNA, a começar pela origem.

Há muito do hatch compacto Argo no SUV, a começar pelas dimensões. A distância entre os eixos é basicamente a mesma, o que influencia no espaço interno. Como o teste feito em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia considerou a versão mais simples dos carros, há também conjuntos mecânicos idênticos.

O Pulse 1.3 flex com câmbio manual custa R$ 107.990. Equipado com o mesmo motor e caixa de marchas, o Argo Endurance também traz suspensão elevada e sai por R$ 89.990.

Fiat Pulse Drive

Preço R$ 107.990

Motorização flex, 1.332 cm³; 101 cv com etanol a 6.250 rpm e 98 cv com gasolina a 6.000 rpm

Torque 13,7 kgfm a 4.000 rpm com etanol e 13,2 kgfm a 4.250 rpm

com gasolina

Transmissão câmbio manual, cinco marchas

Pneus 195/60 R16

Peso 1.187 kg

Porta-malas 370 litros

Comprimento 4,10 m

Largura 1,77 m

Altura 1,58 m

Entre-eixos 2,53 m

Capacidade do tanque 47 litros

Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos) 13,6 (etanol) e 14 (gasolina)

Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos) 12,2 (etanol) e 13,8 (gasolina)

Consumo urbano (km/l) 9,8 (etanol) e 13,1 (gasolina)

Consumo rodoviário (km/l) 15,1 (etanol) e 20,6 (gasolina)

Autonomia rodoviária com etanol (a 90 km/h) 710 km

Autonomia rodoviária com gasolina (a 90 km/h) 

968 km

O SUV, contudo, busca oferecer mais status. O acabamento é bem cuidado e há central multimídia e regulagem elétrica dos retrovisores entre os itens de série. São equipamentos indisponíveis na versão mais em conta do hatch.

Ainda assim, o motorista tem a impressão de estar na série B dos utilitários compactos, já que o Pulse está mais para um hatch de estilo aventureiro.

A motorização de 107 cv é suficiente para o uso urbano, situação em que o Pulse se destaca pela direção leve e pelo baixo consumo. Abastecido com etanol, a média ficou em 9,8 km/l. Na estrada, entretanto, seria interessante ter um pouco mais de potência. Essa questão é resolvida com as opções equipadas com o motor 1.0 turbo flex (130 cv), cujos preços partem de R$ 123.990.

O Kardian leva vantagem nesse quesito, já que é turbinado desde a versão mais em conta, chamada Evolution. Também equipado com câmbio manual, o SUV compacto produzido em São José dos Pinhais custa R$ 106.990.

A lista de itens de série é mais completa no modelo da Renault. Há, por exemplo, airbags do tipo cortina e regulagem de profundidade da coluna de direção, itens ausentes no Pulse 1.3 Drive.

O Kardian também levou vantagem nas provas de desempenho e consumo, sendo mais rápido e mais econômico em todas as medições. Por custar R$ 1.000 a menos que o rival da Fiat, é uma opção mais interessante quando equipado com câmbio manual. Mas os consumidores parecem ainda não saber disso.


Renault Kardian Evolution

Preço R$ 106.990 (março/2005)

Motorização flex, turbo, 999 cm³; 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina a 5.000 rpm

Torque 22,4 kgfm com etanol e 20,4 kgfm com gasolina a 2.250 rpm

Transmissão câmbio manual, seis marchas

Pneus 205/60 R16

Peso 1.163 kg

Porta-malas 410 litros

Comprimento 4,12 m

Largura 1,75 m

Altura 1,60 m

Entre-eixos 2,60 m

Capacidade do tanque 50 litros

Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos)  11,8 (etanol) e 11,4 (gasolina)

Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos)  7,9 (etanol) e 8 (gasolina)

Consumo urbano (km/l) 9,9 (etanol) e 14 (gasolina)

Consumo rodoviário (km/l) 16,4 (etanol) e 21,1 (gasolina)

Autonomia rodoviária com etanol (a 90 km/h) 820 km

Autonomia rodoviária com gasolina (a 90 km/h) 1.055 km


O Renault completa neste mês um ano de mercado. Segundo a Fenabrave (associação dos distribuidores), o SUV ficou na 31ª posição entre os veículos mais vendidos no primeiro bimestre, com 3.578 emplacamentos.

Um dos problemas pode ser a herança deixada pelo seu antecessor, o Sandero Stepway. Apesar de robusto, era um carro inferior em desempenho e conforto. A montadora trabalha para que o Kardian seja visto de outra forma, como um automóvel sofisticado.

Ao se olhar para os números de vendas do Pulse, nota-se que o público, de fato, não gosta tanto de opções desse tipo. O Fiat terminou o primeiro bimestre com 6.902 unidades comercializadas, na 19ª posição —duas colocações abaixo do Fastback, seu “irmão” maior e mais caro.

Embora custem mais, SUVs maiores como Hyundai Creta, VW T-Cross, Chevrolet Tracker e Honda HR-V aparecem entre os dez líderes de emplacamentos no país. Todos oferecem mais espaço na cabine e no porta-malas do que Kardian e Pulse.

Fiat e Renault divulgam, respectivamente, capacidades de 370 e 410 litros para bagagens em seus carros, mas são números absolutos. É como se o espaço fosse preenchido com água, algo que não reflete a realidade.

A aparência de hatch bombado também não ajuda a conquistar clientes que desejam algo com ares de jipe. Esse problema também terá de ser enfrentado pelo Volkswagen Tera, que tem muito do Polo em seu desenho.

Etiquetas: CarrosFiatfolhafolha mauáMontadorasranking folha-mauárenaultteste-folha-mauaveículosvolkswagen
Compartilhar196Tweet123
Good News

Good News

  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
Sobrepeso e obesidade, a nova epidemia? – 14/03/2025 – Marcia Castro

Sobrepeso e obesidade, a nova epidemia? – 14/03/2025 – Marcia Castro

março 14, 2025
O próximo primeiro ministro do Canadá; Sabão do Patrimônio Mundial da ONU: Estado do mundo da NPR

O próximo primeiro ministro do Canadá; Sabão do Patrimônio Mundial da ONU: Estado do mundo da NPR

março 10, 2025
Mostra de Lore Koch abre a nova galeria Paulo Kuczynski – 12/03/2025 – Ilustrada

Mostra de Lore Koch abre a nova galeria Paulo Kuczynski – 12/03/2025 – Ilustrada

março 12, 2025

Hello world!

1
Como Declarar o Imposto de Renda 2025: Economize Dinheiro e Garanta sua Restituição

Como Declarar o Imposto de Renda 2025: Economize Dinheiro e Garanta sua Restituição

0
Organização Me Too entra com duas ações no STF contra Silvio Almeida por suposta difamação

Organização Me Too entra com duas ações no STF contra Silvio Almeida por suposta difamação

0
Copa feminina deve ser nos EUA em 31 e Reino Unido em 35 – 03/04/2025 – Esporte

Copa feminina deve ser nos EUA em 31 e Reino Unido em 35 – 03/04/2025 – Esporte

abril 3, 2025
Switch 2: Console da Nintendo não deve nada para rivais – 03/04/2025 – Tec

Switch 2: Console da Nintendo não deve nada para rivais – 03/04/2025 – Tec

abril 3, 2025
Vídeo: Rússia bombardeia represa na fronteira com Ucrânia – 03/04/2025 – Mundo

Vídeo: Rússia bombardeia represa na fronteira com Ucrânia – 03/04/2025 – Mundo

abril 3, 2025
Good News

Copyright © 2025 Good News.

Navigate Site

  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Politicas de Cookies e Privacidade
  • Termos de Uso

Siga-nos

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Categorias
    • Política
    • Economia
    • Esporte
    • Cultura
    • Educação
    • Saúde
    • Meio Ambiente
  • Mundo

Copyright © 2025 Good News.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.AceitoSaiba mais