• Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Politicas de Cookies e Privacidade
  • Termos de Uso
segunda-feira, outubro 6, 2025
  • Conecte-se
Good News
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Categorias
    • Política
    • Economia
    • Ciência e Tecnologia
    • Esporte
    • Cultura
    • Educação
    • Saúde
    • Meio Ambiente
    • Turismo e Viagem
  • Mundo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Good News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Categorias Economia

Por que a matemática assusta tanta gente? – 18/03/2025 – Lorena Hakak

por Good News
março 18, 2025
em Economia
0
Por que a matemática assusta tanta gente? – 18/03/2025 – Lorena Hakak
491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Muitas ocupações e oportunidades de emprego exigem dos candidatos uma boa formação em matemática. No entanto, professores do ensino médio e superior observam que muitos alunos demonstram desinteresse ou certo receio em relação à disciplina. Fico me perguntando o que pode ter ocorrido durante sua trajetória escolar para contribuir com essa percepção. As razões podem ser diversas. Cada criança desenvolve sua maturidade matemática em momentos diferentes, e isso não tem relação com inteligência —é apenas uma questão de tempo. A matemática é uma disciplina cumulativa, e, se a criança perde o fio da meada, pode acabar se atrapalhando e perdendo o interesse. Além disso, há uma crença de que os melhores alunos de matemática são aqueles que resolvem exercícios mais rapidamente ou memorizam resultados com facilidade.

Boa parte do estudo da matemática baseia-se na memorização. Quem nunca precisou decorar a tabuada? Segundo Jo Boaler, professora de educação matemática e cofundadora do Youcubed, muitos acreditam que alunos com maior facilidade para memorizar resultados têm melhor desempenho ou são mais inteligentes —o que nem sempre é verdade. Embora a memorização faça parte do processo, ela não deveria ser o foco. Se fosse, uma calculadora bastaria para resolver o problema.

Ensinar matemática com foco na memorização e em sua cobrança em provas com tempo limitado, especialmente para crianças, pode prejudicar os alunos de duas formas. Durante uma prova, a parte do cérebro afetada pela ansiedade é a mesma responsável pelo funcionamento da memória, o que pode comprometer o desempenho dos estudantes e abalar sua confiança na matemática. Com isso, o aluno pode desenvolver o que chamamos de ansiedade matemática. Segundo Jo Boaler, esse bloqueio e estresse tendem a impactar mais as meninas e os alunos de alto desempenho. Ou seja, responder rapidamente à tabuada não significa ter maior habilidade matemática e sim boa memória.

Todas

Discussões, notícias e reflexões pensadas para mulheres

A professora sugere que o mais importante é desenvolver o senso matemático, ou seja, a capacidade de compreender as relações numéricas, permitindo que os alunos pensem e resolvam problemas de diferentes formas. Alunos com maior habilidade matemática, em geral, dependem menos da memorização e focam mais o desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas. Muitas vezes, há diversas maneiras de se chegar no mesmo resultado, e isso deveria ser mais enfatizado no ensino do que a simples memorização. Afinal, o ponto central da matemática é o raciocínio: entender quais métodos funcionam, por que e como funcionam.

Ademais, um desafio importante a ser enfrentado é mudar a percepção dos alunos sobre seu próprio potencial, ou seja, fazê-los compreender que ele pode ser aprimorado e que inteligência e habilidades não são fixas. Muitos, inclusive, acreditam que para ter sucesso em matemática é necessário possuir um dom inato e que os homens são naturalmente melhores nessa área.

O ensino da matemática pode ser aprimorado com a inclusão de diferentes atividades e jogos que estimulem o senso matemático dentro e fora da sala de aula, contribuindo para a melhoria do desempenho dos alunos. O uso de jogos pode começar ainda na pré-escola, favorecendo o desenvolvimento numérico e as habilidades de raciocínio espacial das crianças. Além disso, mudar a percepção dos estudantes sobre seu próprio potencial e desconstruir determinados estereótipos pode gerar efeitos positivos. Intervenções voltadas para essa mudança têm mostrado resultados promissores, tanto no aumento da motivação quanto no desempenho acadêmico.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Etiquetas: ansiedade matemáticaensino fundamentalescolaestudantefinançasfinanças sociaisfolhaprodução Todas
Compartilhar196Tweet123
Good News

Good News

  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
Sobrepeso e obesidade, a nova epidemia? – 14/03/2025 – Marcia Castro

Sobrepeso e obesidade, a nova epidemia? – 14/03/2025 – Marcia Castro

março 14, 2025
O próximo primeiro ministro do Canadá; Sabão do Patrimônio Mundial da ONU: Estado do mundo da NPR

O próximo primeiro ministro do Canadá; Sabão do Patrimônio Mundial da ONU: Estado do mundo da NPR

março 10, 2025
Mostra de Lore Koch abre a nova galeria Paulo Kuczynski – 12/03/2025 – Ilustrada

Mostra de Lore Koch abre a nova galeria Paulo Kuczynski – 12/03/2025 – Ilustrada

março 12, 2025

Hello world!

1
Como Declarar o Imposto de Renda 2025: Economize Dinheiro e Garanta sua Restituição

Como Declarar o Imposto de Renda 2025: Economize Dinheiro e Garanta sua Restituição

0
Organização Me Too entra com duas ações no STF contra Silvio Almeida por suposta difamação

Organização Me Too entra com duas ações no STF contra Silvio Almeida por suposta difamação

0
Copa feminina deve ser nos EUA em 31 e Reino Unido em 35 – 03/04/2025 – Esporte

Copa feminina deve ser nos EUA em 31 e Reino Unido em 35 – 03/04/2025 – Esporte

abril 3, 2025
Switch 2: Console da Nintendo não deve nada para rivais – 03/04/2025 – Tec

Switch 2: Console da Nintendo não deve nada para rivais – 03/04/2025 – Tec

abril 3, 2025
Vídeo: Rússia bombardeia represa na fronteira com Ucrânia – 03/04/2025 – Mundo

Vídeo: Rússia bombardeia represa na fronteira com Ucrânia – 03/04/2025 – Mundo

abril 3, 2025
Good News

Copyright © 2025 Good News.

Navigate Site

  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Politicas de Cookies e Privacidade
  • Termos de Uso

Siga-nos

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Categorias
    • Política
    • Economia
    • Esporte
    • Cultura
    • Educação
    • Saúde
    • Meio Ambiente
  • Mundo

Copyright © 2025 Good News.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.AceitoSaiba mais