O número de festivais de música no Brasil aumentou em 20% em 2024, quando o país realizou 364 festivais, contra 298 no ano anterior. Os dados são do Mapa dos Festivais, estudo feito pela empresa de curadoria Bananas Music, que até o momento registrou 110 eventos em 2025.
Segundo Juli Baldi, diretora criativa da empresa, a expectativa é que o número total deste ano seja parecido com o do passado, segundo as projeções do mapeamento.
Como a Folha publicou anteriormente, o mercado de shows e festivais viveu uma relativa ressaca no ano passado, com o cancelamento de grandes eventos —como as turnês de Ivete Sangalo e Ludmilla— e a desvalorização das ações de empresas importantes do ramo, como a Time for Fun, após um momento anterior de frenesi alimentado pelo fim da pandemia.
O Lollapalooza, que volta a acontecer neste fim de semana, perdeu 20% do seu público em 2024, e o Rock in Rio penou mais do que o habitual para esgotar suas entradas. Enquanto em 2023 os ingressos já tinham sido todos vendidos quatro meses antes do festival, ainda havia entradas disponíveis a dois meses da edição passada.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?








