Anna Maria Maiolino vai voltar a caminhar entre ovos. A artista italiana radicada em São Paulo criou a performance em que desbrava descalça um campo minado de ovos entre as pedras do pavimento em repúdio à ditadura militar, na década de 1980. Era uma alegoria sobre a fragilidade da vida em tempos de opressão, existências esmagadas pelo inimigo.
O ato agora acontece no vão livre do Museu de Arte de São Paulo, o Masp, por ocasião da abertura para o público de seu anexo, com uma série de exposições no final da semana que vem. Maiolino retoma a ação num momento não menos conturbado da história do mundo, que vê o avanço irrefreável da extrema direita em grande parte das democracias antes consideradas inabaláveis no campo geopolítico.
Vencedora do Leão de Ouro pelo conjunto da obra na última Bienal de Veneza e uma das artistas mais incensadas no circuito mundial, Maiolino volta a encarar a pressão de uma performance diante do público, desta vez aos 82 anos. “É um ato político fazer essa performance com meu corpo todo arrebentado de velha”, diz a artista. “Mulher não é feita para ser enterrada toda plastificada.”
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?