• Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Politicas de Cookies e Privacidade
  • Termos de Uso
segunda-feira, outubro 6, 2025
  • Conecte-se
Good News
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Categorias
    • Política
    • Economia
    • Ciência e Tecnologia
    • Esporte
    • Cultura
    • Educação
    • Saúde
    • Meio Ambiente
    • Turismo e Viagem
  • Mundo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Good News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Categorias Educação

Inteligência Artificial: ensinando com máquinas entre nós – 20/02/2025 – Educação

por Good News
março 13, 2025
em Educação
0
Inteligência Artificial: ensinando com máquinas entre nós – 20/02/2025 – Educação
491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Passaram-se dois anos desde que as IAs generativas chegaram ao grande público, e hoje é inegável que essa tecnologia já impacta o panorama do trabalho em múltiplos setores. O que surgiu como uma inovação disruptiva sem manual de uso é hoje uma indústria que alimenta produtos, cursos e profissionais-influenciadores que convergem para uma tese central: precisamos dominar essa nova forma de interagir com a informação, pois em breve não será mais possível (ou mesmo desejável) aprender, ensinar, pesquisar ou trabalhar sem algum tipo de colaboração com uma IA em alguma etapa.

A educação, é claro, não está imune a essa movimentação. Da experimentação curiosa de alguns educadores evoluímos para uma busca intensa por qualificação, uma vez que as IAs vêm sendo embarcadas não só em ferramentas para a gestão e para o ensino, mas também nas tecnologias e ambientes que utilizamos mais frequentemente para consumir ou criar conteúdo —em buscadores, ferramentas de texto e apresentações, email e até mesmo nos inseparáveis aplicativos de mensagens.

O que entendemos nos últimos dois anos, porém, é que falar em “IA na educação” envolve três esferas distintas: a da governança, a da pedagogia e a do letramento. Para que o uso dessa tecnologia nos espaços educativos se dê de forma ética, transparente e equitativa, e também para que possamos formar cidadãos e cidadãs da “geração IA”, temos que garantir que todas as três esferas recebam a devida atenção.

A governança da IA na educação diz respeito às diretrizes para o desenvolvimento ético e a utilização segura dessas tecnologias nesse segmento, já estabelecidas por órgãos internacionais ou governamentais; mas também a diretrizes que precisam ser criadas na própria instituição de ensino. Gestores terão que definir as políticas da escola que governam a escolha de ferramentas ou plataformas, buscando equidade no acesso e na capacitação, transparência e segurança quanto à coleta e uso de dados, e qualidade e confiabilidade dos resultados gerados pelas IAs utilizadas; também deverão criar normas de utilização pelos docentes e pelos alunos.

Na esfera da pedagogia, ao invés de nos preocuparmos apenas com o plágio dos alunos, barrando o uso de IAs ou usando os imprecisos sistemas de detecção, é preciso integrar intencionalmente essas tecnologias a serviço de estratégias pedagógicas comprovadas, com o professor no comando do processo e as IAs apoiando a inclusão, auxiliando o desenvolvimento do pensamento crítico e estimulando a criatividade.

Colunas e Blogs

Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha

Já o letramento irá garantir que todos nós tenhamos conhecimentos sobre o funcionamento e os impactos dessas tecnologias, seja como estudantes e educadores utilizando IAs ou como cidadãos que acessam ambientes de informação e serviços públicos. Práticas de educação midiática incentivam a observação crítica de efeitos intencionais e não intencionais das tecnologias, e ensinam a avaliar privacidade, confiabilidade, precisão, justiça, equidade e funcionamento ético.

Finalmente, antes de adotar IAs indiscriminadamente, é preciso ponderar se, dados nossos objetivos e contexto em cada caso específico, o uso da IA é a melhor escolha. Agora que já conhecemos a enorme pegada ambiental das IAs generativas, será que precisamos usá-las para criar uma imagem genérica que poderia facilmente ser encontrada em um banco de imagens? Conhecendo os riscos de padronização estética e de apagamento de culturas e saberes, utilizar uma imagem gerada por IA irá ampliar ou estreitar o nosso entendimento do outro? O uso excessivo pode se tornar uma muleta, ou atrapalhar o desenvolvimento do senso crítico e de algumas funções cognitivas, como já mostram alguns estudos?

O conhecimento sobre o funcionamento e impactos das IAs é o que nos permitirá observar o que perdemos e o que ganhamos com seu uso, avaliar quando teremos benefícios ao integrá-las, e utilizá-las sempre de forma a ampliar o nosso potencial, sem perder de vista a riqueza e a diversidade daquilo que é humano.

Etiquetas: educaçãoeducação midiáticaescolafolhainteligência artificialopiniaopedagogiaTecnologia
Compartilhar196Tweet123
Good News

Good News

  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
Sobrepeso e obesidade, a nova epidemia? – 14/03/2025 – Marcia Castro

Sobrepeso e obesidade, a nova epidemia? – 14/03/2025 – Marcia Castro

março 14, 2025
O próximo primeiro ministro do Canadá; Sabão do Patrimônio Mundial da ONU: Estado do mundo da NPR

O próximo primeiro ministro do Canadá; Sabão do Patrimônio Mundial da ONU: Estado do mundo da NPR

março 10, 2025
Mostra de Lore Koch abre a nova galeria Paulo Kuczynski – 12/03/2025 – Ilustrada

Mostra de Lore Koch abre a nova galeria Paulo Kuczynski – 12/03/2025 – Ilustrada

março 12, 2025

Hello world!

1
Como Declarar o Imposto de Renda 2025: Economize Dinheiro e Garanta sua Restituição

Como Declarar o Imposto de Renda 2025: Economize Dinheiro e Garanta sua Restituição

0
Organização Me Too entra com duas ações no STF contra Silvio Almeida por suposta difamação

Organização Me Too entra com duas ações no STF contra Silvio Almeida por suposta difamação

0
Copa feminina deve ser nos EUA em 31 e Reino Unido em 35 – 03/04/2025 – Esporte

Copa feminina deve ser nos EUA em 31 e Reino Unido em 35 – 03/04/2025 – Esporte

abril 3, 2025
Switch 2: Console da Nintendo não deve nada para rivais – 03/04/2025 – Tec

Switch 2: Console da Nintendo não deve nada para rivais – 03/04/2025 – Tec

abril 3, 2025
Vídeo: Rússia bombardeia represa na fronteira com Ucrânia – 03/04/2025 – Mundo

Vídeo: Rússia bombardeia represa na fronteira com Ucrânia – 03/04/2025 – Mundo

abril 3, 2025
Good News

Copyright © 2025 Good News.

Navigate Site

  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Politicas de Cookies e Privacidade
  • Termos de Uso

Siga-nos

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Categorias
    • Política
    • Economia
    • Esporte
    • Cultura
    • Educação
    • Saúde
    • Meio Ambiente
  • Mundo

Copyright © 2025 Good News.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.AceitoSaiba mais