A Orquestra Ouro Preto anunciou que vai encenar uma ópera inspirada no livro “Feliz Ano Velho”, de Marcelo Rubens Paiva, o mesmo autor de “Ainda Estou Aqui“, que baseou o filme oscarizado.
A estreia está marcada para 12 de junho, em uma apresentação gratuita na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, antes de ir para Belo Horizonte. O projeto faz parte das comemorações de 25 anos de orquestra, regida por Rodrigo Toffolo, de 47 anos.
As músicas e libreto serão assinados por Tim Rescala, que também fez as outras duas óperas montadas pela companhia, “O Auto da compadecida” e “Hilda Furacão”. O livro acompanha o acidente que deixou o autor tetraplégico em 1979, misturando memórias e aprendizados da época. À época, foi um best-seller, e segue, desde então, com novas edições.
A ópera vai se estruturar a partir de um diálogo com o Marcelo jovem e o Marcelo mais velho, e vai tematizar o acidente a partir de episódios marcantes do livro, incluindo uma valsa com cadeiras de rodas a partir da memória de uma visita a um parque com outros cadeirantes.
O romance também já foi adaptado para uma peça teatral e para um filme em décadas passadas.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?